Artigo: O papel do advogado na sociedade

Dr. AntonioA sociedade brasileira tem muito a comemorar. Foi celebrado, em 11 de agosto, o Dia do Advogado, profissional que por aspecto inerente a sua função e, principalmente, pelo reconhecimento constitucional, faz de seu ofício uma constante busca pela Justiça, pela dignidade e, especialmente, pela ética.

O advogado é tão importante em uma demanda, quanto o médico é para os cuidados com a nossa saúde. Não podemos confiar a nossa saúde, a nossa vida a determinado profissional da Medicina só porque ele é mais barato, mas, confiamos sim, àquele que nos transmite segurança na sua capacidade profissional. O mesmo se dá em relação ao advogado: a contratação de um advogado deve se dar levando em conta o seu histórico de vida profissional e de respeito às causas dos clientes.

Ter experiência é saber fazer com excelência o que se dispõe. O advogado é o único capaz de orientar e fazer valer os direitos dos cidadãos perante a justiça.

Conforme o artigo 133 da Constituição da Republica, afirma ser o advogado indispensável à administração da Justiça. Exerce, portanto, esse profissional, justamente o papel de defender representando o cidadão em busca de seus direitos, valores como a liberdade, o patrimônio e a honra. Lamentavelmente, pelas condições de falta de estrutura em que se encontra o Judiciário, está cada dia mais difícil empreender nosso ofício.

Portanto, vale sempre ressaltar que o advogado é peça importantíssima para a formação de uma sociedade justa, plúrima e democrática.

Visite o sitehttp://www.ssadvocaciape.jur.adv.br

Da Redação do Blog do Edy Vieira/ Por (Dr. Antônio de Souza Santos, Sócio Fundado do escritório SS – Advocacia, ex-Procurador dos municípios de Ouricuri e Santa Filomena, atual Assessor Jurídico da Prefeitura de Santa Cruz).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *