Atleta de Ouricuri fará intercâmbio no Canadá, onde vai estudar e treinar

Atleta de Ouricuri Janaina Santos fará intercâmbio no Canadá, onde vai estudar e treinar

Em 17 anos de vida, Janaína nunca deixou o Brasil. Nos próximos dois meses, a atleta do salto em distância, natural de Ouricuri, deixará familiares e amigos para viver duas experiências internacionais.
A jovem embarca para a China, no próximo dia 23, para disputar o Mundial Escolar de atletismo e, em seguida, no mês de agosto, viaja para morar no Canadá durante um período de seis semanas, por meio de um intercâmbio promovido pelo governo do Estado.

Filha comerciantes, a adolescente conheceu o atletismo nas aulas de educação física e, desde então, não parou mais de praticar o salto em distância. “Comecei a praticar o atletismo aos 11 anos na escola, num programa que existia chamado ‘Segundo tempo’. Lá tinha várias modalidades, aí eu conheci a minha prova. Já joguei vôlei, mas não foi como o atletismo. Já ganhei o Brasileiro Escolar, o Norte-Nordeste, Brasileiro e Pernambucano”, conta Janaína.

Na viagem para o Canadá, Janaína, além de treinar num moderno centro de esportes de Quebéc, aprofundará os aprendizados na língua inglesa. Confiante no desenvolvimento da atleta, o seu treinador em Ouricuri, Herton Diniz, vê no intercâmbio uma oportunidade para que Janaína retorne mais madura psicologicamente e consiga utilizar este amadurecimento durante a disputa das provas.

Assim como Janaína, outros dez meninos e meninas de colégios públicos, a exemplo de Bodocó e Ipubi, ganharão o mundo nos próximos meses. Um projeto do governo do Estado, que visa o intercâmbio cultural e esportivo enviará estes estudantes para Quebéc e Montreal, no Canadá, em agosto, para que os jovens atletas conheçam a realidade de treinamento em centros esportivos de referência da América do Norte. (Super Esportes).

Da Redação do Blog do Edy Vieira/Com Informações Tony Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *