Blog do Edy Vieira inicia série especial de entrevistas contando a História de Dona Dedica que tem 100 anos de idade. Uma Homenagem ao dia Internacional da Mulher

Hoje 08 de Março Dia Internacional da Mulher o Blog do Edy Vieira vai trazer neste mês uma série de entrevistas com mulheres que no dia a dia lutam por igualdade e que não fogem da luta.

Para abrir esta série hoje vamos conhecer um pouco da história de uma senhora de 100 anos de vida que traz no olhar uma força e sabedoria encantadoras.

Dedicia Maria da Conceição nasceu no Sítio Canto Alegre no dia 15 de Dezembro de 1917, filha de Franquilino Pereira de Alencar e Laudelina Maria de Jesus, tendo como irmãos: João Franquilino, Mario Franquilino, Marcos Franquilino, Vitorino, Luiza, Joana, Luiza, Sebastiana, Pedro e Maria.

Filha de agricultores foi criada trabalhando na roça, no cabo da enxada. Trabalhava juntamente com seus irmãos e o seu pai de empreita nas roças vizinhas no período das colheitas do feijão, algodão e milho.

Segundo ela naquela época o seu pai recebia 10 tons, e eles recebiam 500 réis. Eles ainda davam uma parte dessa quantia ao seu pai para ajudar nas despesas da casa e guardavam o restante.

Na juventude, gostava muito de participar dos forrós que tinha na região, junto com seus irmãos, tocava pandeiro, cantava e dançava forró.

Mulher simples e honesta, amante da fé, devota do coração de Jesus e de São Sebastião.

Em 1940 casou-se com João Alves de Souza, popular João Pompeu, dessa união nasceram 07 filhos.

Hoje dona Dedicia tem 31 netos, 61 bisnetos e 04 tataranetos e em Dezembro de 2017 celebrou seu centenário arrodeada de filhos, amigos, e familiares.

Hoje é nossa homenagem neste dia Internacional da Mulher e sem dúvida um exemplo de determinação e coragem.

A todas as mulheres um feliz Dia Internacional da Mulher.

Da Redação do Blog do Edy Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *