Coronel Lima intermediou recebimento de propina R$1 milhão em nome de Temer, diz MPF

O coronel João Baptista de Lima Filho intermediou o recebimento de 1 milhão de reais de propina para uma organização criminosa em nome do presidente Michel Temer, que foi paga pelo grupo J&F, afirmou o Ministério Público Federal de Brasília ao aditar denúncia contra o chamado “quadrilhão do PMDB da Câmara” em acusação sigilosa, que foi obtida pela Reuters.

Para o MPF, o coronel Lima, como era conhecido, agregou-se ao núcleo financeiro da organização criminosa para cometer vários delitos, em especial contra a administração pública, para a arrecadação de propina em diversos órgãos.

“Seu papel na organização criminosa era o de auxiliar os demais integrantes do núcleo político na arrecadação da propina, em especial seu líder, Michel Temer, conforme já narrado na peça acusatória”, afirma o MPF, na acusação feita no dia 21 de março.

A Secretaria de Comunicação da Presidência informou que não comentaria a acusação.

Uma fonte palaciana, que pediu para não ser identificada, no entanto, negou que Lima recebesse recursos ou intermediasse algo.

“O coronel Lima ajudava nas campanhas, mas não recebia recursos, jamais intermediou nada. Isso não existe”, disse a fonte.

Nesta segunda-feira, a Justiça Federal de Brasília aceitou denúncia por organização criminosa contra o coronel Lima, o advogado José Yunes, ambos amigos de Temer, e outros envolvidos.

Recentemente, Lima e Yunes chegaram a ser presos de forma temporária por determinação do ministro Roberto Barroso, do STF, no âmbito da operação Skala, um desdobramento do inquérito que investiga o próprio Temer por recebimento de propina na edição de um decreto que alterou regras em concessões portuárias.

O caso do quadrilhão do PMDB é desdobramento na primeira instância da denúncia feita pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Temer e outros aliados no ano passado. Essa acusação criminal foi barrada pela Câmara, mas o Ministério Público Federal pediu o desdobramento do caso em relação a pessoas que não detinham foro privilegiado.

“Tais elementos indicam que João Baptista Lima Filho faz a gestão do recebimento dos recursos e doações de campanha para Michel Temer há décadas e corroboram tudo o quanto exposto acerca das condutas mais recentes do coronel Lima no âmbito da organização criminosa”, cita o MPF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *