Encontro comunitário reúne agricultores e agricultoras para discutir ações do Caatinga

Na manhã de hoje, 18, agricultores e agricultoras dos municípios de Parnamirim, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Bodocó e Ouricuri estiveram reunidos no auditório do Caatinga em Ouricuri para trocar experiências sobre as tecnologias de convivência com o Semiárido implantadas pelo Caatinga.

O objetivo do evento foi de discutir as ações que o Caatinga vem desenvolvendo junto as comunidades rurais do Araripe. Cerca de 50 pessoas participaram do Encontro que trouxe como pauta a importância do bioágua, cisternas de enxurrada e calçadão, e barreiros-trincheiras como forma de manter o homem e a mulher no campo com dignidade.

Para o jovem agricultor Geomário Alves embora as tecnologias tenham feito a diferença na vida das famílias, há pessoas que não dão o devido valor.  “Eu sinto por muitas pessoas que recebem a tecnologia e não fazem o uso adequado, porque sei da preocupação do Caatinga e da ASA para trazer essas tecnologias. Outra coisa importante que nós temos que lembrar é que a gente tem que guardar as nossas sementes crioulas para que a gente possa ter autonomia na hora de plantar”, destacou.

Na ocasião, os participantes doaram e trocaram sementes crioulas e manifestaram o interesse em não deixar acabar a cultura de se armazenar os grãos. O encontro comunitário foi uma realização do Caatinga por meio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação no Semiárido (ASA) e do Projeto Cidadania Ambiental, Conquistando o direito a água que conta com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade.

A técnica do Caatinga, Raiany Holanda ressaltou a importância da presença dos agricultores e agricultoras em momentos como este. “As atividades que agente desenvolve não depende só de Caatinga e de financiador, mas principalmente do agricultor porque são vocês que fazem, que experimentam e que adaptam as tecnologias. A cada novo encontro a gente descobre coisa nova como foi o caso de guardar sementes com areia. São momentos como esse que possibilitam que a gente faça essa troca. Essa é uma relação de igualdade e estamos aqui para construir juntos”, afirmou, Raiany Holanda.

Da redação/ ASOM CAATINGA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *