Epidemia: Pernambuco tem cinco cidades sem registros de casos de dengue

As notificações dos casos de dengue se multiplicam no Brasil. Em Pernambuco, até o dia 2 de maio deste ano, os registros já haviam passado dos 37.500 casos. Esses números representam aumento de 528% em relação ao mesmo período de 2014. No entanto, em meio à epidemia, o Estado conta com cinco municípios sem notificações da doença: Palmeirina e Riacho das Almas, no Agreste, além de Rio Formoso, São Benedito do Sul e Primavera, na Zona da Mata Sul.

Nessas localidades, dados do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypit (LiraA), divulgado no mês passado, apontavam que as cidades apresentam índices considerados seguros de focos de transmissão da dengue. Apesar de parecer um boa notícia, a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e Chikungunya da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Claudenice Pontes, vê com certa desconfiança a falta de casos de dengue.

Segundo ela, equipes da Secretaria foram encaminhadas para esses municípios com o objetivo de identificar o motivo do não registro da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. “É preciso verificar se não está havendo uma subnotificação, até porque essas cidades estão rodeadas por outras onde foram registrados casos da doença. Se for confirmado que realmente não teve nenhum caso, será ótimo, é como um paraíso, mas isso é improvável”, avaliou Claudenice que garantiu o resultado da avaliação até esta sexta-feira (22).

Da Redação do Blog do Edy.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *