Mais de 500 homens foram atendidos durante o Novembro Azul, em Ouricuri

A prevenção e combate ao câncer de próstata teve uma satisfatória adesão em Ouricuri. Durante os oito dias de atendimento e palestras gratuitas no Centro Materno Infantil (CMI) mais de 500 homens marcaram presença e abraçaram a Campanha do Novembro Azul.

Para além da simbologia do laço azul, a Campanha realizada pela Prefeitura Municipal de Ouricuri por meio da Secretaria de Saúde ofertou consultas, palestras e exames aos homens com mais de 40 anos. Também foi ofertado a eles o retorno ao CMI para que a equipe médica possa ver o resultado do exame.

Para o Ministério da Saúde, as prefeituras devem ofertar o exame de toque retal, mas a fim de que todos os homens tenham acesso ao diagnóstico mais preciso, a Prefeitura de Ouricuri disponibilizou também o exame chamado de PSA. O diferencial é que o Ministério preconiza que o exame de sangue deve ser feito a partir dos sintomas, mas no município é feita em todos os homens que participaram da Campanha.

O Coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Giliard Máximo faz uma avaliação positiva da Campanha. “Nós tivemos uma adesão muito boa. Em média contamos com a presença de 70 homens  por noite para as palestras. Tivemos noites com até 50 consultas, e vemos isso como reflexo do cuidado que os homens estão tendo com a saúde. Há uma preocupação com a prevenção, e quem participou das palestras saiu com a intenção de reduzir os fatores de risco”, destacou.

Esta quinta-feira, 27, foi a última noite de atendimentos, mas a Campanha segue até o dia 02 de dezembro para acolhimento dos pacientes que voltam para mostrar os resultados de seus exames. Neste dia será feito o encerramento festivo do Novembro Azul.

Da redação/ ASCOM PMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *