Professores de Ouricuri votaram contra a greve e vereadores aprovam 3% de aumento para a categoria

Na tarde de sexta-feira(23), aconteceu a primeira reunião para negociação entre sindicato e executivo. Trataram sobre os reajustes salariais dos servidores em geral da rede municipal de Ouricuri. Após discussões ficou acertado pelo executivo que seria concedido reajuste salarial de 1,81% para todos os servidores, retroativo a janeiro/2018, inclusive aos professores.

Na quarta-feira (28), aconteceu a 1ª Assembleia Geral Extraordinária, no Auditório do SINDSEP, com um grande número de filiados(as). Na ocasião a Presidenta do SINDSEP Didi Ribeiro apresentou a proposta do governo em conceder reajuste salarial de 1,81% para todos os servidores, retroativo a janeiro/2018, sendo o retroativo de janeiro pago em maio e de fevereiro pago em outubro.

Os filiados(as) APROVARAM a proposta, uma vez que o governo municipal estava apenas cumprindo o percentual definido pelo Governo Federal.

Em relação a proposta do governo municipal de reajustar os salários dos professores em 1,81% esta foi REPROVADA por unanimidade, uma vez que o percentual definido pelo MEC foi de 6,81%.

Nesta segunda-feira (02), nova reunião foi realizada com executivo, vereadores e representantes do sindicado na tentativa de se chegar a um consenso e ficou definido que a prefeitura daria 3% de aumento firmando o compromisso de voltar a negociar com a categoria no mês de maio do corrente ano para discutir o restante do aumento para alcançar o concedido pelo MEC de 6,81%.

Após verificar vários extratos bancários e analisadas todas as possibilidades, em assembleia realizada nesta terça-feira (03) com a maioria dos servidores presente a diretoria do Sindsep optou por orientar os servidores a não paralisação, uma vez que reconheceu no argumento do executivo que os recursos têm diminuído em relação a anos anteriores e que a prefeitura vem complementando a folha com recursos do FPM – Fundo de Participação dos Municípios.

Houve muita discussão em relação ao assunto, pois no entendimento de grande parte dos servidores o aumento dos professores é federal e não pode ser descumprido, no entanto, o advogado da categoria esclareceu que uma greve no momento poderia ser entendida como ilegal devido as circunstancias apresentadas pelo executivo.

Ao final da assembleia, em votação, a maioria optou por continuar com a negociação conforme condições apresentadas pelo executivo. Os professores e alunos continuarão suas atividades normalmente na rede municipal até o mês de maio, mês em que executivo e categoria sentarão novamente para nova rodada de negociação.

Sessão Ordinária, terça-feira, 03 de abril, na Casa Rodrigo Castor em Ouricuri /Foto: Elismar Rodrigues

Ao mesmo tempo que acontecia a assembleia com a categoria prejudicada, na sessão ordinária dessa terça-feira, 03 de abril, na Casa Rodrigo Castor em Ouricuri, os vereadores discutiram e aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Municipal nº 05/2018 de autoria do Poder Executivo concedendo o reajuste de 3,0% aos profissionais da educação do município e 1,81% aos demais funcionários, retroativo a janeiro de 2018.

Ao final da sessão a presidenta usou a tribuna e mandou o recado que a luta está só começando e que em maio os professores querem o restante, 3,81% de aumento salarial. ( Colaboração: Elismar Rodrigues)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *