Projeto Água Limpa Todo Dia da Escola N Senhora de Fátima em Ouricuri é destaque em Conferência Nacional

Um projeto desenvolvido na escola estadual Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri levou o aluno Vitor Hugo para representar Pernambuco no sudeste do país.

O projeto surgiu do tema” Vamos Cuidar de Pernambuco Cuidando das Águas”, um projeto do estado com a participação das escolas. A Nossa Senhora de Fátima ficou entre as melhores apresentações, com o projeto escolhido entre os jovens com tema “Como Aproveitar a Eficiência das Águas de Açudes e Barragens”, já que a região do Araripe utiliza com maior intensidade estas águas.

A escola que conquistou o segundo lugar no estado deve apresentar o projeto “Água Limpa Todo Dia”, em São Paulo na Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, Vitor Hugo apresentou como a água de um barreiro ou açude pode ficar clara, limpa e saudável utilizando apenas as sementes de Moringa Oleífera.

O Vitor voltou de São Paulo muito empolgado, ele explicou como funciona, a partir da adição da sementes à água suja dos barreiros e açudes, o resultado tende a ser uma água mais limpa e apropriada para ser utilizado em várias atividades, como tomar banho, aguar plantas, matar a sede dos animais e até cozinhar.

“Primeiramente a gente usa a semente da Moringa Oleífera, tritura a semente, só para água suja de barreiro, coloca a semente triturada na água e logo depois a sujeira vai ficando baixa, você vai calmamente tirando a água limpa que fica em cima, depois você pode colocar ou num filtro de barro ou ferver para ela ficar totalmente limpa, você pode beber ela, usar para cozinhar, a água fica limpíssima”, garante Vitor Hugo

Segundo a professora Kamila Medeiros, o projeto é um sucesso que ficou em segundo lugar entre 57 escolas escolhida pelo governo do estado.

“A gente fica na ansiedade, enquanto representante da escola, ele foi para São Paulo com o pessoal da GRE, uma equipe muito responsável e cada estado apresentou seu projeto num estande e houve também a troca de sementes nativa de cada região”, disse a animada professora.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/ Texto: Cidinha Medrado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *