SAÚDE: Dr. Walter Furtado Urologista fala sobre o novembro azul e como o homem deve se prevenir

Novembro é o mês em que a saúde do homem é destaque e o Blog do Edy Vieira traz uma entrevista especial com o Dr. Walter Furtado Urologista sobre o Novembro Azul e como o homem deve se prevenir.

Dr. Walter Furtado é Urologista , com residência médica em Urologia pelo Hospital Otávio de Freitas , com titulo de Especialista, membro da sociedade Brasileira e Européia de Urologia.

Subespecializado em Cirurgia minimamente invasiva, ou seja, realizar cirurgias grandes por meio de vídeo com uma pequena corte no umbigo.

BLOG: Qual a importância do Homem realizar o exame de prevenção?

W.F: Boa pergunta. É de suma importância que o homem realize a consulta anual de prevenção ao câncer de próstata, pois nela conseguimos detectar de forma precoce o câncer da próstata. E não só isso, mas também realizamos um check up completo.

Gostaria de passar alguns dados uma pesquisa da SBU revela que a cada 38 minutos morre um homem com câncer de próstata no Brasil. o câncer de próstata é a neoplasia mais frequente no homem acima de 40 anos no brasil. é o mais interessante é que as chances de cura sobem pra 90% se houver o diagnóstico precoce da doença. Nenhum outro câncer tem uma chance de cura tão alta como o diagnostico precoce como o câncer de próstata. Sopra ter uma ideia no Brasil morre 1 pessoa a cada 3h e 30 min por latrocínio Foram 61. 000 casos novos em 2016 Mortalidade 25% forma Avançada 20% a cada 6 homens que chega aos 50 anos um terá o diagnostico de câncer de próstata.

BLOG: Como é feito a prevenção do câncer de próstata?

W.F: A prevenção é feita com o Diagnostico precoce e precisamos de 2 exames pra conseguir. O primeiro é o famoso toque retal nele é possível sentir a superfície da próstata que o local mais frequente onde aparece o tumor de próstata consegue sentir tumores pequenos do tamanho de uma semente de uva.

O segundo é o PSA que nada mais é que uma proteína produzida pela próstata. Esta proteína se eleva (aumenta) quando existe algum problema na próstata seja câncer ou não. Mas o mais importante é que ela avisa existe alguma coisa de errado do à próstata.

BLOG:  Mas Toque retal dói ?

W.F: Não, não dói, apenas incomoda afinal esta mexendo em uma região delicada cheia de pudor e de preconceito.

Ao fazer o exame usa-se uma pomada que além de lubrificar deixa o anus dormente.

BLOG: Posso fazer apenas o PSA, é não fazer o toque retal?

W.F: Não, deve. Por que, porque o PSA T só enxergar 7 entre 10 casos de câncer de próstata e o toque enxergar os outros 3 .

Ou seja as vezes o tumor é muito pequeno e não deu tempo ainda de aumentar o PSA então com o toque é possível sentir o tumor antes de alterar o exame de sangue.

BLOG: Como qual idade é recomendada o inicio da prevenção?

W.F: Para os homens com fatores de risco, ou seja, tenho alguém na família com câncer de próstata, ser da cor negra ou obeso deve iniciar com 45 anos para os que não possuem fator de risco deve iniciar aos 50 anos.

BLOG: E quanto aos Sintomas o que o homem sente?

W.F: Na fase inicial da doença ela não possui nenhum sintoma, ou seja no inicio o homem não sente nada ela é uma doença silenciosa e traiçoeira. Quando vier a sentir alguma coisa geralmente a doença ja esta mais avançada e as chances de cura diminuem muito. Por isso a importância da campanha é exatamente esta fazer os exames todo ano mesmo que não sinta nada. Só assim realizar o diagnostico precoce cura de quase 100% .

BLOG: E quando vem a sentir, sente o que ?

W.F: Como eu falei no inicio não sente nada quando vier sentir já esta numa fase mais avançada. Geralmente pode sentir dificuldade para urinar coloca força pra urina sair, demora muito pra iniciar a micção (para urinar) o jato da urina fica mais fraco, e fica gotejando no final. Outro sintoma também pode acontecer e vontade de urinar toda hora e um dos principais e acordar a noite mais que 2 a 3 vezes só para urinar.

BLOG: Então se diagnostico precoce a cura é de mais de 90%?

W.F: Sim exatamente se a doença for diagnosticada no inicio a chance de cura chega perto dos 100%. E o mais importante ainda é que se a cirurgia for realizada no inicio da doença o home tem uma chance maior de manter a potencia sexual apos a cirurgia e de não ter que ficar com sonda.

Agradecemos ao Dr. Walter Furtado por receber a nossa equipe e lembramos que ele atende na Clínica Mult Med enfrente ao Hospital Regional de Ouricuri com o telefone (87) 3874-1403. 

 Da Redação do Blog do Edy Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *