Sport derrota Náutico e tem vantagem na final

A vantagem é toda leonina. Dentro da Ilha do Retiro, o Sport fez valer sua inegável força, passou pelo ferrolho do Náutico e deu passo importantíssimo na primeira partida da decisão do Campeonato Pernambucano: 2 x 0. Os gols marcados por Patric e Neto Baiano no segundo tempo da partida são significativos. Eles – o regulamento do campeonato- garantem à equipe vermelha e preta pelo menos os pênaltis no duelo de volta. O Rubro-Negro está muito perto do 40°troféu estadual e da segunda taça da temporada. Ao Timbu, cabe o consolo único de saber que qualquer vitória no confronto da Arena Pernambuco, na próxima quarta-feira, leva a disputa para a marca fatal.

O primeiro tempo de partida seguiu o roteiro pré-estabelecido das partidas anteriores. O Náutico marcava com os 11 atrás da linha do meio-campo – e, por vezes, até atrás da linha da bola. O Sport, diante de tamanha resistência, tentava furar o bloqueio pacientemente. As principais jogadas eram articuladas pelos lados do campo, principalmente na direita, com Patric e Felipe Azevedo.
Embora não tenha conseguido exercer enorme pressão sobre o adversário, o Sport assustou em algumas ocasiões. Aos seis minutos, o volante Ewerton Páscoa tentou um chute de fora e mandou para longe. A segunda chegada, aos 10, foi mais perigosa. Aílton fez belo passe para Azevedo, nas costas de Rai. O atacante bateu com força – e Alessandro praticou defesa segura.

Em relação ao Náutico, se é justo admitir que o time se defendeu bem, é igualmente necessário afirmar que o ataque não funcionou. O Timbu chegou apenas uma vez com real perigo: Zé Mário tentou um chute de fora aos 22. Magrão espalmou a bola venenosa.

No terço final do primeiro tempo, o Sport voltou a concentrar ações ofensivas. Aos 39, Neto Baiano cabeceou entre dois adversário, quase na pequena área, mas mandou para fora. Aos 42, Felipe Azevedo tentou completar cruzamento rasteiro de Patric, mas parou em Alessandro.

Na volta do intervalo, Lisca fez duas substituições: sacou Marcos Vinícius e colocou Vinícius. Tirou Leleu e pôs Marcelinho. Eduardo Baptista mexeu em apenas uma peça: descansou o veloz mas improdutivo Felipe Azevedo para a entrada de Ananias. O Timbu manteve a postura defensiva, mas adiantou as linhas de marcação. Tentou apertar o Leão.

Mas, precavido com as derrotas anteriores, o Sport não se desesperou com o resultado em branco. Dedicada e pacientemente, esperou uma brecha na defesa adversária para marcar. Bem postado, o Náutico deu poucas chances. Mas deu. E o Leão aproveitou-as. Aos 19 do segundo tempo, Patric pegou uma bola dentro da área, de primeira, na veia. Sem chance para Alessandro. Um a zero para o Rubro-Negro.

O gol obrigou o Náutico a ir adiante. Mas o time alvirrubro não é programado para isso. Tem pouca qualidade para propor o jogo. O Sport aproveitou a inépcia do Timbu para criar jogadas e deu o bote fatal. Aos 39, Neto Baiano – como quase sempre- estufou as redes. Dois a zero para o Leão. E toda a vantagem para o jogo da volta ao Sport.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *