Veículos ajudarão centenas de agricultores do Araripe a escoarem a produção da agricultura familiar agroecológica

A agricultura familiar, definida por meio de Lei 11.326, congrega no Território do Araripe 94,4% dos estabelecimentos nas zonas rurais. Um dos maiores problemas enfrentados pelas famílias agricultoras é o escoamento da produção, neste sentido foram entregues dez triciclos e uma picape strada no último sábado, 27, a organizações de agricultores/as familiares do Araripe. A entrega foi feita na sede da Ong Caatinga em Ouricuri e apoiará centenas de famílias ligadas a estas instituições.

Os triciclos têm capacidade de carregar 350 kg e ajudarão as famílias a escoar a produção em feiras e em outros espaços de comercialização, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Estes veículos foram financiados pelo Projeto Venda Certa realizado pelo Caatinga com apoio da Ong Chapada e Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). A ação faz parte das Redes Ecoforte que têm financiamento da Fundação Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Esse projeto pertence a Cresol, à AAPIO, às feiras agroecológicas e à rede de agricultores experimentadores do Araripe. Acho que este sentido deve ser colocado porque o nosso desejo é que as organizações da agricultura familiar se fortaleçam no território e também em rede porque a gente torce que no próximo edital da Ecoforte tenhamos um grupo de organizações que possam ser proponente”, destaca o Coordenador Geral do Caatinga, Giovanne Xenofonte.

Já o Coordenador de Projetos, Alexandre Damaceno, da Ong Chapada reforça a importância desta ação para o fortalecimento das feiras agroecológicas do Território. “As feiras são uma vitrine da agricultura familiar, então este projeto vem a fortalecer. O Chapada e o Caatinga têm pensado em continuar fazendo ações como essa para fortalecer cada vez mais a agricultura familiar”, afirmou.

Os agricultores e agricultoras que fazem parte do Grupo de Mulheres de Santa Fé em Santa Filomena e Grupo de Mulheres do Sitio Santa Maria em Ouricuri; Copagro; AAPIO; Agrodóia; Associçaõ da Serra da Baixa I em Ipubi e das feiras groecológicas de Ouricuri, Bodocó, Araripina e Ipubi serão beneficiadas diretamente com o Projeto.

Para o sócio da Associação dos Apicultores de Ouricuri (AAPIO), Henrique Gonçalves, a iniciativa chegou na hora certa. “A gente precisava de um projeto desses que nos ajudasse com um veiculo porque a gente sabe que a dificuldade de juntar produção sem transporte é muito grande. A gente agora vai ter como levar o mel de forma mais correta e mais rápida. Um projeto desses não tem preço”, salientou.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *