O funcionamento da feira livre do Distrito de Serrolândia sofreu alterações com um novo decreto publicado na segunda-feira (8) pelo prefeito Chico Siqueira (PSB) que muda o dia de realização da feira e proíbe a comercialização por pessoas que não morem dentro do território de Ipubi.
Seguindo as recomendações das orientações de saúde quanto ao combate ao coronavírus, o gestor toma uma atitude direcionada e adotada por outras cidades aqui do Sertão do Araripe, à exemplo de Araripina.
Segundo informações do documento, fica alterada provisoriamente, e por tempo indeterminado, o dia de realização da feira livre do distrito de Serrolândia, sendo realizada a partir do dia 13 de março aos sábados. Fica proibida a instalação de bancas de feirantes de qualquer gênero que não residam no município de Ipubi. Apenas poderá ser colocado bancas de gêneros alimentícios e de feirantes da cidade. Fica proibido também colocar bancas de qualquer gênero aos domingos. Os feirantes devem disponibilizar álcool em gel para os clientes e todos devem usar máscaras.
O distrito de Serrolândia possui uma economia importante para o município de Ipubi e por ser cortado por uma rodovia estadual que dá acesso ao estado do Ceará registra uma boa movimentação de pessoas e de veículos, sendo que no dia da realização da feira o fluxo de pessoas é maior.
Outro ponto importante é que na maioria das outras cidades se realiza a feira livre aos sábados, sendo que no domingo grande parte do moradores da região se deslocam para Serrolândia e Marcolândia causando aglomeração.
Apesar de desconfortável essas medidas são tomadas devido ao aumento de casos e a superlotação de leitos de UTI aqui no Sertão do Araripe. E a tendência é que outras cidades sigam esse mesmo modelo de gestão na pandemia do coronavírus.(AF News)