Lixo a céu aberto já é um tremendo problema em qualquer lugar do mundo, quando o lixo está numa localização que oferece risco eminente a população aí a coisa fica mais seria ainda. Esse é o caso do lixão de Parnamirim, município do sertão Central de Pernambuco. Administrado pelo prefeito Tacio Pontes (PSD), Parnamirim é cortado pela BR 232 entre os municípios de Salgueiro e Ouricuri.
O assunto desta semana em todos os lugares de Parnamirim é o lixão, o mesmo fica na região do sitio do Caititú, estrada que liga a sede ao açude do Chapeu. O lixão também fica próximo ao leito do Rio Brígida, tudo isso gera insegurança na população e o medo de contaminações. Outra reclamação da população, sobre tudo, dos que moram mais próximo ao lixão é quanto à forma como o lixo está sendo transportado e depositado.
Moradores chegaram a suspeitar que o lixo hospitalar, inclusive com restos de cirurgias estaria sendo levados para o lixão, nossa reportagem entrou em contato com a direção do hospital local e constatou que essa informação não procede. A direção do hospital municipal de Parnamirim nos garantiu que o lixo hospitalar produzido na unidade de saúde é recolhido por uma empresa especializada nesse tipo de trabalho, os serviços são terceirizados e feitos com profissionalismo sem nenhum risco a saúde de quem quer que seja. (Com Informações: Didi Galvão)