Na manhã de hoje segunda (27) vários moradores do distrito do Socorro em Santa Filomena bloquearam a via que dar acesso ao complexo eólico na Serra do Inácio em protesto contra a empresa VOTORANTIM, os moradores estão reivindicando vagas de emprego na construção do parque eólico, esse não é o primeiro protesto realizado pelos moradores da localidade.
As empresas construtoras do parque usam as vias de acesso que cruzam o distrito do Socorro e segundo os moradores a mesma não está dando oportunidade de trabalho aos moradores da localidade, está contratando apenas a mão de obra do distrito de Nascente e Araripina.
Nossa maior revolta é ver uma empresa usar suas vias de acesso e não dar oportunidade de emprego ao nosso povo, a empresa usa de nossas vias, traz prejuízos para os moradores devido a poeira que as carretas causam quando passam, os moradores de nascente proibiram a empresa de transitar carretas por suas vias e a melhor opção é passando pelo Socorro e, no entanto, eles não nos dão oportunidade, fechamos a via e estamos aguardando uma posição da empresa, só queremos trabalhar!? Disse um manifestante.
Um representante da empresa esteve no local e conversou com os manifestantes entrando em um acordo para os mesmos liberarem a via e realizar uma reunião as 15:00 de hoje para tratar sobre as reinvindicações, mas o acordo não foi cumprido.
Pela manhã a polícia militar (GATI) foi acionada pela empresa e chegando ao local identificou que se tratava de uma manifestação passiva sem nenhum tipo de vandalismo, as partes chegaram em um acordo e a via foi desobstruída.
Com o descumprimento do acordo pela VOTORANTIM, os moradores voltaram a bloquear a via e disse só liberar com a presença de um representante da empresa, pelo menos três carretas que presta serviço para a empresa se encontra parado no local do bloqueio.
Os moradores também cobraram o apoio político do prefeito e vereadores, pois a empresa está usando as estradas do município para se beneficiar. Com a palavra a empresa VOTORANTIM.
Da Redação do Blog do Edy Vieira/Filó Notícias