Foi enviado para as comissões de Justiça e Redação, para qual foi nomeada como relatora a vereadora Adelúcia Cléa, comissão de Finança de Orçamento e Economia, relator vereador Lela, Saúde Assistência e Ação Social, vereador Giba, Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, Alex Bar e ainda Comissão de Fiscalização que vai nomear o relator em prazo regimental, uma ementa ao projeto que altera a Lei 1.099/2006, de autoria do vereador Iran Severo, que entre outras providências, ordena ao poder público municipal que realize eleições para que os servidores escolham o Gerente e Assistente Financeiro do FUNPREO – Fundo de Previdência de Ouricuri. Essa ideia animou os servidores que lotaram o plenário da Casa Rodrigo Castor nesta terça (26).
Existe um impasse entre governo e servidores a cerca desses assunto. Segundo Dhone Monteiro, Assessor de Comunicação do Sindicato, há dois anos o atual prefeito César de Preto não envia informações sobre as contas e saldos do Fundo de Previdência, ele conta que o sindicato só pediu ajuda da câmara de vereadores por falta de informações, “estou desde o início, isso não era pra virar polêmica, nem era para estar na imprensa porque trata-se de assuntos administrativos, fácil de resolver, mas o governo ficou calado esses dois anos e não nos respondeu aos ofícios do sindicato, nem os diversos requerimentos da câmara. Infelizmente o Funpreo se transformou no assunto do dia, do cotidiano da população, não tinha necessidade disso, se o governo fosse mais transparente”, disse Dhone.
O sindicalista conta que o Funpreo já acumula mais de 30 pedidos de aposentadoria, que a prefeitura diz que está sendo analisado, alguns já tem quase um ano, “eles voltam para o sindicato chateados, transtornados com a situação, o sindicato pede que parem de trabalhar, porque agora o governo é que tem que cumprir sua parte. Eu fiquei surpreso com a alteração nesta Lei, foi uma novidade, e vamos nos juntar ao vereador porque é uma proposta interessante, porque essas pessoas estão sendo escolhidas por indicação política e se aprovado, os servidores poderão gerir o que pertence a eles mesmo”, confirmou.
O vereador Iran Severo, anunciou que a ementa pode trazer vantagens tanto para os servidores, como para o gestor, já que as pessoas escolhidas serão de responsabilidade do servidor, “a pessoa que será representante, será votada pela categoria e não vai ser conivente, apadrinhada pelo prefeito, o gerente terá que assumir o compromisso de enviar obrigatoriamente cada três meses um balanço geral das contas e os extratos, para o sindicato e câmara de vereadores, essa é a única maneira de assegurar que nenhum gestor venha a mexer nesse recurso”. Afirmou o vereador.
Da Redação do Blog do Edy Vieira/ VPAM