A Secretaria Municipal de Saúde de Ouricuri aderiu a campanha ‘Maio Amarelo’ e intensificou nos últimos dias ações de prevenção de acidentes de trânsito no município. O movimento nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos todos os anos.
Desde o inicio do mês, ocasião em que é realizado mundialmente o movimento ‘Maio Amarelo’, a Secretaria desenvolve, palestra e movimento de conscientização para a redução de acidentes de trânsito , com apoio da Prefeitura,Projeto Sala de Espera, Unidades Básicas de Saúde e da Policlínica municipal.
Cerca de 80% dos acidentes de trânsito são causado por falha humana, a partir de elementos como negligência, imperícia e a imprudência configurada pelo ato de ingerir álcool e dirigir.
O projeto Sala de Espera de Ouricuri foi 2º lugar como pratica inovadores do Concurso Amupe,usar o tema. “O Trânsito Muda Quando a Gente Muda”. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF Ouricuri também aderiu à campanha e está realizando a campanha informativa.
Nessa perspectiva, são usados vários instrumentos de mobilização social como conteúdo em Data Show, dinâmicas de grupos, exibição de vídeo e distribuição de material Educativo. “Precisamos de forma urgente nos engajarmos na luta pela paz no trânsito, onde cada um deve se reconhecer como responsável pela situação vivida, praticando a verdadeira cidadania e tendo atitudes conscientes e humanitárias.
É preciso que a gente dê bons exemplos ao cumprir as normas de circulação e de conduta, já que o bom exemplo não é apenas o melhor caminho, é o único.” – disse Maria do Carmo, Secretária de Saúde.
Da Redação do Blog do Edy Vieira/ASCOM