Com o objetivo de fomentar o uso das tecnologias como ferramenta, parceira no ensino de química, a professora da disciplina Prática Pedagógica IV do curso de Licenciatura em Química do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Elizangela Dias, propôs como atividade A tecnologia a favor do estudo de Química aos discentes do quarto período, via construção de blogs envolvendo as áreas estudadas pela Química e pela Licenciatura.
Assim sendo, os estudantes Gabriel de Araújo, Joselaine Melo, Samara Alencar, Francisca Vieira, Andréa Bezerra, Analú Lopes e Vinícius Renan da Silva criaram o blog QuIFoi; os discentes Amarilis Miranda, Alanne Holanda, Rodolfo de Almeida, Hadhy Melo, Alex Pereira, Gessiane Ferreira e Jucilene Xavier estão responsáveis pelo blog Química no Sertão. Ambos foram gerados na plataforma Wix e já estão no ar.
De acordo com a professora Elizangela Dias, o projeto nasceu, inicialmente, como uma ferramenta que ilustra as multifacetas do ensino, tratando da integração das tecnologias e das mídias na educação como uma facilitadora no processo de ensino e aprendizagem.
Conheça o QuIFoi
Segundo os alunos, o QuIFoi foi criado para tirar as dúvidas dos estudantes secundaristas e da Licenciatura em Química. No QuIFoi, os internautas poderão encontrar conteúdos, curiosidades, experimentos e soluções já vistos em sala de aula pelos criadores e que podem auxiliar os interessados no estudo e ensino da Química. Além do blog, o QuIFoi também lançou uma página no Facebook. Para ter acesso ao blog, clique em: http://quifoiifsertao.wix.com/quifoi
Saiba mais sobre o Química no Sertão
De acordo com os estudantes, o Química no Sertão está dividido em cinco tópicos: Textos e Artigos, Química dos Produtos Naturais (Química no dia a dia), Como se faz (experimentos e soluções), Agenda Interativa e Química-E (curiosidades). O blog vai trazer uma linguagem feita por jovens para estudantes e também auxiliará docentes com o ensino de Química. Para ter acesso ao blog, clique em: http://quimicanosertao.wix.com/sertao
Da Redação do blog do Edy Vieira/ASCOM