Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Pernambuco anunciam paralisação das atividades nesta sexta-feira (11). A paralisação acontece após convocações realizadas pelas Centrais Sindicais e as Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, segundo nota oficial divulgada pelo perfil do Sindicato dos Servidores do Detran/PE no Facebook, nesta terça-feira (8). “A adesão se dá em protesto à tramitação da PEC 55/16 no Senado federal, que prevê o congelamento dos investimentos públicos pelos próximos 20 anos”, diz o informe.
O órgão acredita que demandas da categoria dos trabalhadores do Detran/PE serão inviabilizadas, como a realização de concursos públicos para preencher o quadro de funcionários do departamento.
“Compreende-se que a aplicação da regra do teto de gastos servirá de pretexto para travar negociações salariais e pautas trabalhistas, a exemplo do enquadramento do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores”, aponta.
No dia do ato, será realizada assembleia para deliberação do andamento da mobilização da categoria. “Não estão descartadas novas ações após a paralisação”, conclui a nota.
Da Redação do Blog do Edy Vieira/Folha PE