A cidade de Santa Filomena no Sertão do Araripe cansou de aguentar os maus tratos da Compesa com a população e exigem água doce do Rio São Francisco para o consumo.
A população de Santa Filomena por muitos anos consome água salgada do reservatório Paulo Coelho, localizada cerca de 16 km da cidade na PE-630 que liga Santa Filomena a Dormentes, com a seca que atinge todo o Nordeste o reservatório está com seu nível baixo e assim a água fica mais salgada que o normal, ficando imprópria para o consumo humano.
A Compesa tem uma rede de ligada a adutora do Oeste que recebe água do Rio São Francisco na cidade de Ouricuri que da acesso até a cidade de Santa Filomena, mais raramente a companhia solta água do Rio para a cidade.
A população se revoltou e através de lideres comunitários prometem protestar contra a companhia se caso não regularizarem o acesso de água do Rio São Francisco para Santa Filomena.
” Minha conta esse mês veio mais de 100,00 (cem reais), eu não tenho condições de pagar e irei até a Compesa reclamar, se pelo menos tivesse água boa para beber compensava pagar”. Disse uma moradora.
Através da nossa reportagem, cerca de três meses atrás pedimos explicações ao gerente geral da compesa em Ouricuri, João Virgilio, e em entrevista ao vivo pelo telefone , transmitida para toda a população de Santa Filomena, fomos informado que uma bomba estaria com problema, horas depois a água do rio começou a chegar na cidade, após pesquisar sobre o caso fomos informados que a bomba não estaria com problema, e sim o motor estaria desligado e foi pedido para ser ligado.
O gerente se comprometeu de liberar pelo menos dois ou três dias de água do Rio são Francisco para a cidade, mais sua promessa não foi cumprida.
A população promete protesto e o não pagamento das contas que estão chegando se o caso não for solucionado com urgência.
Com a palavra o Sr. João Virgilio, Gerente.
Da Redação do Blog do Edy Vieira/Informações: Filó Notícias