O prefeito Ricardo Ramos e a Secretária de Assistência Social/Primeira dama, Karol Barros, convida os ouricurienses para a reabertura da Cozinha Comunitária do município, localizada no bairro Nossa Senhora do Carmo.
O equipamento público de segurança alimentar oferece aos munícipes, refeições saudáveis e balanceadas a um preço acessível.
Batizada de “Gilza de Macedo Coelho Melo”, em homenagem a ex-primeira-dama pelo o seu trabalho social e seu posicionamento político. Para o ato já confirmada a presença do prefeito Ricardo Ramos e a secretária de assistência social, Karol Barros e secretários de governo, a cozinha comunitária terá suas portas reabertas para a população nesta segunda(13), ao meio dia e vai funcionar de segunda a sexta, das 12h às 13h, sob coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, com almoço ao preço popular de R$ 2,00. Diariamente serão servidas 200 refeições.
“A Cozinha Comunitária reforça a política municipal de segurança alimentar, As refeições fornecidas à população são nutritivas e balanceadas.
O cardápio é feito mensalmente e os alimentos são aproveitados integralmente, utilizando inclusive cascas, talos e folhas. Não há preparo de frituras.
Uma nutricionista é responsável pelo cardápio e pela supervisão técnica, uma assistente social é responsável pelas visitas domiciliares (juntamente com a nutricionista), acompanhamento e monitoramento das famílias atendidas.
Critérios para inserção e permanência das famílias neste projeto:
- Residir no entorno da Cozinha Comunitária;
- Renda per capita atual de R$ 140,00;
- Situação de desemprego;
- Doentes crônicos (hipertensão, diabetes e outros) ou inválidos;
- Situação de desnutrição (abaixo ou acima do peso);
- Grávidas e nutrizes (amas de leite);
- Idoso dependente.
O acesso das famílias às Cozinhas Comunitárias acontece por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), pelos PSFs, e demanda espontânea. - Lei também: Cozinha Comunitária é inaugurada em Ouricuri
- Da Redação do Blog do Edy Vieira/ASCOM