Quem acompanha as entrevistas e os discursos da governadora Raquel Lyra já percebeu a repetição de uma referência aos “invisíveis”, sempre que ela anuncia ações que vão beneficiar as camadas da sociedade historicamente esquecidas pelos governantes. De certo modo, a entrega de 184 ônibus escolares, nesta segunda-feira (10), em Caruaru, feita pelo Governo do Estado, foi mais uma medida que beneficia invisíveis. Neste caso, municípios.
Os 184 ônibus serão destinados a cada um dos municípios do Estado. Não por acaso. Há um simbolismo muito claro nessa entrega: o recado de que o Governo não fará distinção entre um município e outro, seja por causa da localização, ou do potencial turístico e econômico, tirando alguns lugares do esquecimento em relação aos investimentos das gestões estaduais. Porque os municípios são formados por pessoas. E a ideia é que todas elas se sintam vistas por um Governo que é do Estado, não de regiões específicas.
A entrega em Caruaru faz parte do programa Juntos pela Educação, cuja meta é garantir uma educação mais abrangente em Pernambuco. Mas esse papel, de abraçar todo o Estado a partir das políticas públicas, está presente em outros programas da atual gestão. São os casos, por exemplo, do Mães de Pernambuco, do Bom Prato e do Morar Bem PE. Nos três casos, as ações estão beneficiando pessoas de todas as partes do Estado.
Seja investindo em uma educação inclusiva, oferecendo um subsídio a mães em situação de vulnerabilidade, garantindo segurança alimentar ou reduzindo o déficit habitacional no Estado, todas essas iniciativas confirmam o Governo presente em todo o Estado e revelam a governadora trabalhando sem olhar para bandeiras partidárias, com atenção voltada apenas pelo bem comum. Fonte: FalaPE