Chuva de granizo surpreende população de Ouricuri

A chuva teve inicio no finalzinho da tarde desta terça-feira (30) e perdurou por cerca de cinquenta minutos, tempo suficiente para amedrontar pessoas, destruir telhados de várias residências, placas de comércios e até derrubar postes e várias árvores na cidade Ouricuri.

DSC01479-800x600Com muito vento e até granizo, o que é raro acontecer na cidade, à chuva derrubou vários algarobas (árvore), o que provocou a interrupção de uma rua no bairro Renascença (Batalhão) e da rua em frente à casa do ex-prefeito Ricardo Ramos, esta última, uma das árvores caiu em cima de duas motocicletas.

DSC01479-800x600Já em frente ao Terminal Rodoviário da cidade, um pé de algaroba caiu em cima de uma ambulância, o corpo de bombeiros foi acionado e compareceu no local. A chuva que caiu também danificou a placa luminosa da entrada da cidade, próximo ao posto da PRF.

chuva-de-granizo-em-Ouricuri-03Apesar de não ser comum, o fenômeno é natural, segundo a meteorologista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) Francis Lacerda. “O que aconteceu chama-se vórtice ciclônico que está associado aos fenômenos de verão e é muito comum principalmente nos meses de dezembro e janeiro”, explica.

Segundo ela, a precipitação em forma de gelo acontece quando a área em que o fenômeno se forma sofre uma diferença de temperatura. “O centro costuma ser muito quente e seco, sem formação de nuvens. As nuvens se formam nas bordas, que têm temperaturas mais baixas”, diz. Junto com a chuva de granizo, o choque das temperaturas provoca os fortes ventos.

Da redação do blog do edy.com.br/Fotos:Cariri Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *