Cansados de esperar por uma solução da pela prefeitura de Esperança, os moradores da Rua Projetada resolveram arregaçar as mangas e pagar a diária de uma retro-escavadeira para cavar valas na localidade para escoar os dejetos que saem da residências das ruas.
O líder comunitário Adalberto Alencar disse que há meses, os moradores pedem providências à prefeitura. “Nós já fizemos vários pedidos à Secretaria de Obras do município e nada. Eles até prometeram, mais não resolveram o problema. Então nós resolvemos por conta própria cavar as valas”, disse o morador.
E acrescenta que os riscos oferecidos para a população são grandes, já que os esgotos estão correndo a céu aberto e há um perigo eminente de contaminação por leptospirose, mosquito da dengue, baratas etc….
A moradora Odete afirmou que apesar de morar em uma rua vizinha também se sente prejudicada com a falta de saneamento básico no local. “Olha o mal cheiro é tão grande que nos sentimos prejudicados, mesmo morando em outra rua. Eu tenho netos que até já adoeceram com o esgoto correndo a céu aberto”, salientou.
Outro morador que não quis se identificar diz que se sente envergonhado ter que pagar a uma máquina. “Somos trabalhadores e estamos tirando do nosso bolso para investir na melhoria da nossa rua”, declarou o trabalhador autônomo.
Por fim, moradores concluíram dizendo ser uma vergonha, e lamentam precisar bancar esse saneamento, quando esta tarefa deveria ser do poder público: “É triste constatar que pagamos tantos impostos para não ter nenhum tipo de retorno”.