Em 2016, Pernambuco pode ser cenário de capítulos memoráveis da histórica rivalidade entre brasileiros e argentinos no futebol. Começou a ser negociada a realização de um torneio com a participação de dois dos principais times do país vizinho e do campeão e do vice do Campeonato Pernambucano deste ano. Nesta segunda-feira, durante reunião com representantes do Boca Juniors e do River Plate, em Buenos Aires, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, recebeu sinalização positiva para a participação das equipes na competição, mas com algumas condições. Outros times, como o San Lorenzo e o Rosário Central, também serão procurados. Já o Racing deve fazer uma proposta à gestão estadual.
Se confirmado, o torneio acontecerá entre os dias 13 e 17 de janeiro, de uma quarta a um domingo, na Arena Pernambuco. Como em eventos do tipo, os dois primeiros dias seriam destinados aos jogos que definiriam os finalistas. Em seguida, haveria 24 horas para descanso. As disputas pelo terceiro lugar e a grande final ocorreriam no quarto e no quinto dias, respectivamente. O objetivo do Governo do Estado é que, até o fim do primeiro semestre, o martelo seja batido. “Janeiro é uma época em que os times estão na pré-temporada, então é um período propício. No caso do Boca, eles se mostraram dispostos a participar. Uma das condições foi o pagamento de cachê para os dois jogos e, se o clube for para a final, de um valor adicional”, detalhou Carreras.
Ainda de acordo com o secretário, a ideia é que a quantia cobrada, que não foi revelada, seja paga com a renda dos jogos, por patrocinadores e através da concessão dos direitos de transmissão das partidas a meios de comunicação. “Nosso intuito é zerar o custo no que diz respeito a verbas públicas. E acreditamos que vamos conseguir. Seriam jogos que atrairiam a atenção não só a nível local, mas nacional e aqui na Argentina. Agora, temos um voo direto daqui para lá (Recife) e é um incentivo a mais para que os ingressos sejam esgotados”, declarou.
O gestor também informou, em entrevista à Imprensa, que já recebeu sinalização positiva da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), mas que a confirmação ainda depende de acertos com os times que ficarem nos primeiros lugares do Pernambucano. “Vamos tentar marcar uma reunião, para a próxima semana, com a Federação, com a Arena e com os clubes para analisar a disponibilidade, questões financeiras e dar continuidade a esse processo”, finalizou Carreras.
River– Também procurados pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, representantes do River Plate elogiaram a antecipação do contato, com um ano de antecedência, e pediram a formalização da proposta para fecharem o acordo.
Da redação d blog do edy.com.br