A saúde financeira do Estado será alvo de audiência pública no próximo dia 4 de março. Líder da oposição ao governo Paulo Câmara (PSB), o deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) está amparado, entre outros pontos, no levantamento realizado pela Folha de S. Paulo que aponta Pernambuco no vermelho, com déficit de R$ 2,061 bilhões em 2014, o equivalente a 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.
Segundo o líder da oposição, o secretário da Fazenda, Marcio Stefanni, será chamado para detalhar a saúde financeira e econômica do Estado, além do balanço do último quadrimestre, o endividamento do Estado e os recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) para 2015.
O balanço, publicado pela Folha, leva em conta as receitas fiscais dos estados em comparação com as despesas de pessoas, custeio administrativo, programas sociais e investimentos.
Na última sexta-feira (13), em entrevista ao jornal Valor Econômico, Paulo Câmara afirmou que a dívida do Estado está em 57% em relação à receita anual. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permite que o governo se endivide até 200%.
O governador afirmou, porém, que a tendência é que os investimentos públicos de Pernambuco caiam cerca de R$ 1 bilhão em 2015 em função da não liberação de operações de crédito e do corte em convênios da União.
“Estamos apertadíssimo”, afirmou Paulo Câmara ao ser questionado sobre as finanças do Estado.
Da redação do blog do edy.com.br