Logo após a cerimônia de posse do secretariado estadual, realizada nesta sexta-feira (2), o novo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, tratou de falar sobre a retomada do programa Pacto Pela Vida, que registrou pela primeira vez um aumento do número de homicídios. Para ele, a segurança em Pernambuco deve ser pensada de forma integrada.
“A Segurança se faz com prevenção, educação e saúde e as prefeituras também tem que atuar dentro da esfera de competência delas. Para que tenhamos bons resultados na redução da criminalidade todos os atores devem se envolver”, afirmou Carvalho, que também citou a realização de um concurso para contratar mais 100 delegados.
Com o intuito de minimizar o impacto do aumento dos homicídios em Pernambuco, Alessandro Carvalho lembrou os primeiros anos do programa Pacto Pela Vida. “Apesar deste aumento de 2014, tivemos sete anos seguidos de redução e mesmo com o aumento deste ano, Pernambuco registra mais de 33% de redução de homicídios e Recife mais de 50%. A realidade do Nordeste e do país é distinta. No Nordeste temos estados que aumentaram entre 88% e 300% nos últimos dez anos. Nestes dez anos quem reduziu homicídios foram apenas sete estados e Pernambuco foi a terceira maior redução”, colocou.
Neste sábado (3), o governador Paulo Câmara fará a sua primeira reunião com com todos os secretários para tratar do Pacto Pela Vida. O encontro contará com a presença dos novos chefes da polícia civil, militar e científica, além do corpo de bombeiros. Em pauta, a preocupação com os índices de violência no Estado e revalorização do programa. A reunião será realizada na sede da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado à partir das 8h30. “A intenção é fazermos uma retrospectiva do que ocorreu na segurança de 2007 a 2014, pois a segurança não se faz só com a polícia”, comentou o secretário de Defesa Social Alessandro Carvalho.
Da redação