Com apoio da secretaria de saúde, categoria reivindicará correção salarial de 21% em protesto marcado para o dia 18 de maio
Agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias de Santa Maria vão aderir à mobilização nacional marcada para o dia 18 de maio em defesa da correção do piso salarial da categoria. No estado, todos os acs e ace da cidade deverão paralisar as atividades, de acordo com a ACOSAB.
“Estamos mobilizando os agentes de todos os municípios para que participem da paralisação. Uma parte vai para Brasília para protestar em frente ao Ministério da Saúde”, afirma Jacinto Nascimento, presidente da Associação. O ato nacional foi aprovado durante o VI Congresso da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), realizado em Fortaleza de 11 a 14 de abril.
O piso salarial dos agentes está congelado há cerca de dois anos, de acordo com Jacinto Nascimento. O projeto que prevê um reajuste de 21% no valor chegou a ser enviado ao Congresso, mas não avançou, diz ele. Se aprovado, o piso passará dos atuais R$ 1.014 para R$ 1.232. “O problema é que está tudo parado, e vamos utiliza se mobiliza.
da Redação do Blog do Edy Vieira/Colaboração: Jacinto José