Em entrevista concedida a uma emissora de Rádio local a Assistente Social do Hemope, Naiane Lopes, fez um convite para que as pessoas possam doar sangue no Hemocentro e salvar vidas. O estoque de sangue do Hemope Ouricuri está em estado crítico, medo este, que os profissionais têm de não conseguir atender a demanda da cidade e região.
A mesma ainda falou, que a quantidade de voluntários que fazem doações são ainda um número muito pequeno comprado a quantidade de bolsas de sangues que são distribuídos aos hospitais diariamente.
Naiane ainda abordou a importância do cadastro de doadores de Medula Óssea, para ajudar as pessoas que sofrem com Leucemia. A compatibilidade de medula é determinada pela genética e a chance de encontrar um doador compatível com um paciente é em média 1 em 100 mil, sendo que a quantidade de doares têm que ser muito maior para atender a demanda.
É feito um cadastro na unidade e logo em seguida é recolhido uma pequena quantidade de sangue e feitos testes de compatibilidade, caso o doador seja compatível, o mesmo é chamado para maiores explicações.
No mês de Junho do corrente ano, o Hemocentro de Ouricuri, lançou uma campanha de São João com o intuito de conscientizar a população a fazer doações de sangue. Devemos lembrar que esses incentivos é uma forma de chamar a atenção do público, mas as doações podem ser realizadas a qualquer momento.
Qualquer dúvida pertinente ao assunto, às pessoas poderão entrar em contato com o Hemope Ouricuri no contato: 3874-4896, onde as doações são feitas nas segundas-feiras, terças-feiras e sextas-feiras das 7h às 9:30h.
Da Redação do Blog do Edy Vieira/Farol do Araripe