A Secretaria Municipal de Saúde de Ouricuri acaba d elança a Campanha de orientações aos pacientes insulinodependentes, Insulina Sim, Contaminação Zero.
A Campana tem o objetivo de ensinar as pessoas como descartar corretamente as seringas e agulhas após utilização da Insulina.
A partir de hoje, cada paciente receberá na Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF, orientação de como desprezar e armazenar o material contaminado, levando consigo uma garrafa pet apropriada para armazenar o material descartável.
A campanha visa anular a possibilidade de impedir que esses materiais sejam descartados de maneira errada, segundo o Farmacêutico Pablo Coriolano, esses materiais podem conter doenças infectocontagiosas e é um perigo nas mãos de uma criança por exemplo.
“Quando eles vierem pegar a insulina, eles devolvem esse material contaminado e a gente entrega na Vigilância Sanitária para incineração.
Esse material descartado de forma errada pode até contaminar outras pessoas, eles estão jogando no lixo, a gente está a disposição para pegar o material de cada paciente insulinodependente e ajudar com todas as orientações” disse Farmacêutico.
Da Redação do Blog do Edy Vieira/Texto: Cidinha Medrado