Crise: Profissionais da saúde de Cabrobó denunciam atrasos salariais

Prefeitura de Cabrobó / Foto: reprodução

Servidores da saúde de Cabrobó (PE), Sertão do São Francisco – efetivos e contratados – estão enfrentando atrasos no pagamento de seus esforços. De acordo com uma profissional que atua há 12 anos no município, essa situação tem se repetido frequentemente em 2025, dificultando a organização financeira dos trabalhadores.

Segundo os relatos, em janeiro houve atraso no pagamento, fevereiro foi pago dentro do prazo, mas em março o problema voltou a ocorrer. Os profissionais cobram uma posição da Prefeitura sobre a regularização dos atrasos e maior previsibilidade nos pagamentos. “Queremos esclarecer por que quase todos os meses neste ano nosso salário está entrando com atraso. Temos nossos compromissos e não conseguimos cumprir com eles porque todo mês é a mesma coisa”, completou.

A redação entrou em contato com a Prefeitura de Cabrobó, que em nota informou que o repasse referente ao pagamento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Piso da Atenção Primária à Saúde ainda não foi creditado nas contas bancárias municipais.

No sistema InvestSUS, o valor previsto consta com a data de 12/02. No entanto, ao consultar o Fundo Nacional de Saúde (FNS), obtém-se que o montante ainda não foi disponibilizado. Diante disso, a Secretaria informou que o repasse poderá seguir o novo cronograma previsto pelo Governo Federal, com previsão de liberação até o dia 15 de cada mês. Assim que o recurso for creditado, todas as providências serão tomadas para que o pagamento seja efetuado o mais breve possível. (Blog do Carlos Britto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *