Realizada ontem no Centro de Convenções, a cerimônia de diplomação de Paulo Câmara (PSB) teve um aditivo emocional com as homenagens a Eduardo Campos. O ex-governador, morto em um acidente aéreo em agosto passado, foi lembrado em todo o evento. Coube à viúva de Eduardo, Renata Campos, bastante emocionada, entregar o diploma de governador eleito a Paulo. Em seguida, um vídeo com imagens políticas e pessoais do ex-governador foi exibido. No discurso do socialista, mais referências ao padrinho político.
“Para nós, seria muito melhor ter Eduardo ao nosso lado, em lugar de viver a dor da perda, irreparável. Mas nós vamos honrar o nome de Eduardo e os sonhos dele. Porque se inspirar no melhor governo que o Estado já teve é prova de responsabilidade e compromisso com a população”, declarou.
As homenagens a Eduardo quebraram a impessoalidade da diplomação. Renata foi a única integrante da mesa principal do evento que não era uma autoridade política ou judicial. Ao ser anunciada pelo cerimonial, arrancou aplausos demorados. Já no final do evento, pegou o caçula Miguel no colo e o levou para a mesa para acompanhar o hino de Pernambuco. Quando o vídeo com imagens de Eduardo foi exibido, a viúva do ex-governador não segurou as lágrimas.
Renata mereceu uma atenção especial de grande parte dos políticos que também estavam sendo diplomados no dia. Alguns deputados estaduais e federais eleitos se limitaram a apertar a mão da viúa de Eduardo. Outros, sobretudos aqueles mais próximos ao ex-governador, saíram do script protocolar e a cumprimentaram com beijos carinhosos na cabeça ou na bochecha e abraços. Cada atitude desse tipo era retribuída com um sorriso de agradecimento.
Além de aplaudir Renata de forma calorosa – algumas pessoas até ficaram em pé para saudá-la, os convidados da cerimônia de diplomação também aplaudiram bastante o vídeo em homenagem a Eduardo Campos. Nem mesmo a falha técnica que resultou na ausência de som durante a exibição incomodou a plateia. Em vez de reclamação, olhos atentos para cada detalhe do vídeo. Imagens do ex-governador na sacada do Palácio do Campo das Princesas, em momentos íntimos com família ou apenas dos seus filhos foram as que despertaram maior comoção. O vídeo foi encerrado com a frase “Não vamos desistir do Brasil”, dita por Eduardo na campanha.
A homenagem continuou nas palavras de Paulo. “A firme esperança de Eduardo em Pernambuco e no Brasil balizará o nosso caminho e sua obra administrativa terá continuidade no governo que se inicia em 1º de janeiro de 2015”, disse.
Da redação do blog do edy.com.br/ Fonte: Diário de PE