Quem hoje visitar o Santuário de Frei Damião em Ouricuri verá algumas significativas mudanças no tocante ao acesso ao horto de Frei Damião que fica na parte mais alta da serra.
É que foi formada uma comissão de construção do Santuário de Frei Damião do Araripe em Ouricuri.
Essa comissão é responsável para agilizar o andamento das obras e angariar recursos para que o projeto saia de fato do papel.
Por se tratar hoje de um dos pontos turísticos mais visitados na cidade, a comissão está iniciando por parte e a prioridade agora é melhorar o acesso à igreja como ao horto.
Este último o acesso é bem complicado e tem que ser inicialmente dada a atenção para o fato de que se não tiver um bom acesso nem romeiros, nem material poderá chegar ao topo da serra.
A reportagem do Blog do EDY VIEIRA foi in loco onde teve inicio a construção do calçamento e conversamos com Antônio Fernando membro da comissão de construção do Santuário que falou sobre o desafio que a cidade de Ouricuri tem para este importante local.
Foi formada essa comissão que foi dividia em três para trabalhar digamos que por setores onde foram traçada quatro diretrizes. Uma através da Câmara municipal de vereadores e do prefeito de Ouricuri a gente conseguiu o restante do terreno para fazer o estacionamento por que o santuário vai requerer uma área muito grande por que vai ser um complexo com a casa de romeiros, casa de motoristas, banheiros e principalmente o estacionamento que vai ter pau de arara, ônibus, vans e isso requer um amplo espaço. Hoje só tem um corredor e quando é missa do dia 30 quase não esta mais dando para caber os veículos, imagine nos próximos anos.
A segunda é para agilizar o acesso e a estátua por que sem acesso é impossível levar material e as pessoas virem fazer suas visitas aqui em cima.
O projeto é fazer a base de forma de espiral e a estátua de isopor com fibra de vidro.
A outra comissão está responsável para construir a residência dos frades por que o objetivo da província é entregara a Paróquia São Sebastião e ficar em definitivo no santuário para atendimento ao publico, missas, confissões, em fim estarem à disposição do santuário 24 horas.
Outra comissão é para viabilizar as ruas de Ouricuri por que o acesso não é fácil.
Imagine o grande fluxo de veículos sem termos a facilidade no acesso, então esta comissão vai buscar os meios para que melhore essa questão do transito, disse Antônio Fernando.
Essa rampa esta sendo feita graças à colaboração de pessoas e empresas que estão nos ajudando.
O custo desta obra inicial é de R$ 80 Mil Reais e foi divida para 40 pessoas que daria R$ 2.000,00 (Dois mil reais) dividido em até 04 vezes e o restante vai ser aberto contas bancarias nas agencias de Ouricuri e qualquer pessoa poderá fazer a sua doação independentemente do valor.
As pessoas quando fizerem a doação trará o comprovante e este constará em um livro que ficará no museu e a doação dos dois mil reais constará uma placa com o nome dela ou da empresa que fez a doação.
Ainda segundo Antônio Fernando a participação do Poder Público é fundamental por que é uma obra que o munícipio ganhará diretamente e a região.
Todos devem participar iniciativa privada, pública, as pessoas em participar por é um patrimônio nosso.
A nossa reportagem também ouviu o industrial Petronilo Mendes que faz parte da comissão.
Para ele o Santuário é algo que irá trazer o desenvolvimento não só para Ouricuri mais pra Região do Araripe.
Com o Santuário a cidade pode fomentar o artesanato, atrairá novos investimentos e quem sabe até indústrias e vai movimentar o comercio da cidade.
Estamos convidando principalmente os empresários para fazerem parte deste projeto inicial e depois desta etapa virão outras.
Aos poucos estamos vendo as coisas acontecerem e a união faz a força, esse acesso já está dando um novo visual a este lugar e eu tenho certeza que com a construção desse Santuário termos dias melhores e mais emprego e renda para o nosso povo, comentou.
Sem duvida será um grande ganho para toda a região a construção deste Santuário que só será possível com a colaboração de cada pessoa.
Da Redação do Blog do Edy Vieira