Nesta manhã de terça-feira, 18 de outubro, aconteceu em Ouricuri, cidade localizada a 625km da capital Recife, grande manifesto em desfavor da PEC-241 e do atual governo Temer.
Entidades como o Sindsep Ouricuri, alunos do IF Sertão Campus Ouricuri em conjunto com os alunos da Escola Estadual Fernando Bezerra e demais escolas da cidade realizaram a manifestação contra a PEC 241. O movimento foi organizado pelos alunos e a concentração aconteceu em frente à escola Fernando Bezerra, na Av. Major José Rufino da Cunha, centro de Ouricuri, às 9h da manhã, de onde saíram em caminhada pelas principais avenidas e ruas da cidade com as palavras de ordem: “Fora Temer” e “Não a PEC-241”.
Nas mãos, os alunos levavam cartazes manifestando a insatisfação com o governo Temer e com a PEC do Teto de Gastos Públicos.
Conversamos com o aluno João Paulo que fazer parte do Grêmio estudantil e segundo ele a importância desta manifestação é conscientizar as pessoas sobre o que pode acontecer com elas por que essa PEC não vai atingir apenas a classe trabalhadora ou a classe estudantil.
Vai atingir toda a sociedade. Vai cortar programas sociais, corta investimentos pras escolas sendo que o numero de alunos irá aumentar como o governo manterá a qualidade da educação e suas necessidades?
Sobre o apoio recebido João Paulo disse que recebemos dos órgãos a liberação para a manifestação e não tivemos dificuldades quanto a isso deram total apoio, comentou.
Outro pedido era mais investimentos na educação. Professores acham que a PEC 241 acaba com todas as conquistas que tiveram nos últimos anos e querem que a educação prevaleça, pois acreditam que a educação é primordial para o desenvolvimento de um país.
A PEC 241 propõe que, a partir de 2017, as despesas primárias da União fiquem limitadas ao que foi gasto no ano anterior corrigido pela inflação. Ou seja, em 2017, a despesa em termos reais (isto é, descontada a inflação ocorrida em 2016) ficará igual à realizada em 2016. Por sua vez, em 2018, o limite anual será o teto de 2017 acrescido da inflação, em 2017. E assim por diante, enquanto a PEC estiver em vigor.
Da Redação do Blog do Edy Vieira/Texto: Elismar Rodrigues/Ftos: Edy Vieira