O SENAI Araripina receberá, em 14 de maio, o Finep Day, evento itinerante realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A ação ocorrerá entre as 15h e as 18h e a entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.sympla.com.br/evento/finep-day-araripina/2446341 .
O evento ocorre em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) e a FIEPE.
Na programação, serão apresentadas as chamadas públicas da Finep Mais Inovação, para empresas em parceria com Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) nas áreas de Energias Renováveis, Bioeconomia, Cadeias Agroindustriais Renováveis, Mobilidade Urbana, Resíduos, Saneamento e Moradia, Tecnologias Digitais, Semicondutores e Aviação Sustentável. O evento também inclui uma apresentação sobre linhas de financiamento para crédito e programas de investimento da Finep.
De acordo com o diretor de inovação e tecnologia do SENAI- PE, Oziel Alves, o Finep Day chega a Petrolina para fomentar a competitividade e a inovação nas empresas do Vale do São Francisco. “O evento tem o objetivo de estabelecer uma ponte entre os recursos oferecidos pela Finep e os empreendedores que desejam investir em seus negócios, visando melhorar seus processos produtivos, ampliar ganhos e reduzir custos”, pontua.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.