Ipubi: Chico Siqueira e Valdemar Filho se unem e colocam fim em uma briga política que durou por muitos anos

Já não era mais novidade nos corredores da política da cidade de Ipubi, no sertão, a união entre o atual prefeito, Chico Siqueira e o empresário Valdemar Filho. A confirmação da união entre os dois foi anunciada hoje por Chico Siqueira em suas redes sociais.

“A união na política é fundamental para alcançar objetivos em comum que beneficiem a população de um município. Hoje queremos dar as boas vindas ao empresário Valdemar Filho e família, que reconhecem os principais avanços que conquistamos ao longo dos últimos anos e que agora estão juntos conosco pelo bem do nosso município. E neste domingo (21) a partir das 10h30 da manhã, estaremos na Rádio Liberal FM participando de uma entrevista. Fiquem ligados!”, disse Chico.

A briga política entre os dois durou 20 anos – podemos dizer que essa união consolida a hegemonia política de Chico Siqueira em Ipubi.

Eleição de 2004

A primeira eleição disputada por Chico Siqueira a prefeito foi em 2004, contra o pai de Valdemar Filho, que era Valdemar Vicente.  Naquela eleição, Valdemar Vicente estava indo em busca de sua reeleição e foi desbancado pelo jovem político, Chico Siqueira.

Chico ganhou a eleição com 7.486 mil votos, o que representava 61,28% do eleitorado. Já Valdemar Vicente, ficou com 4.730 mil votos, representando 38,72% do eleitorado.

Eleições de 2008

Em 2008 Chico foi reeleito ao cargo de prefeito de Ipubi em uma disputa com João Rodrigues. A votação foi a seguinte: Chico Siqueira recebeu 10. 997 mil votos e João Rodrigues 2. 424 mil votos.

Eleições de 2012 

Na eleição de 2012, Chico Siqueira colocou seu sobrinho, João Marcos Siqueira, como sucessor, a disputa foi com Valdemar Filho, que estava entrando na cena política como candidato a prefeito pela primeira vez.

Nas urnas, o resultado mostrou que a partir daquele momento estava surgindo uma grande liderança política na cidade de Ipubi. João Marcos derrotou Valdemar Filho e garantiu a permanência do grupo Siqueira no comando da cidade por mais quatro anos.

João Marcos foi eleito prefeito com 8. 153 votos e Valdemar Filho obteve 8. 980 votos.

Eleições de 2016 

Surpreendendo a todos, Chico voltou à cena política como protagonista nas eleições de 2016 e foi para a disputa pela terceira vez. O resultado para aqueles que acompanham a política já era o esperado, Chico disputou com Valdemar Filho e ganhou a eleição fazendo história.

Siqueira foi eleito para o seu terceiro mandato com 8.899 mil votos e Valdemar Filho amargava sua segunda derrota, ficando com 7.650 mil votos.

Eleições de 2020 

Com três mandatos e elegendo seu sucessor, Chico chegou a eleição de 2020 com tranquilidade para disputar a reeleição. Dessa vez ele concorreu com o jovem Advogado Wilson Filho, esse que representava um sinal de esperança para a oposição, que há muito tempo já não estava nem mesmo na UTI.

Wilson Filho recebeu o apoio de Valdemar Filho, que decidiu não disputar a eleição e abrir espaço para um novo nome.

Nas urnas, Chico mostrou mais uma vez que é difícil de ser batido (politicamente falando) e derrotou o nome “promissor” da oposição, demonstrando a sua capacidade de articulação política.

Chico obteve 9.268 mil votos e Wilson teve 6.806 votos.

Quem será o nome que vai suceder Chico Siqueira em 2024?

Por Damião Sousa/Araripina em Foco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *