Municípios que concentraram mais de 10% de todos os homicídios praticados em Pernambuco no ano passado, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, no Grande Recife, passarão a contar com efetivos deslocados de outros pontos da área metropolitana para reforçar a segurança e reduzir os índices de criminalidade. Ao todo, haverá a redistribuição de 177 policiais militares e de 28 viaturas. A solenidade que marcará o início do incremento está marcada para esta quinta-feira (15), às 7h, na sede do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Jaboatão.
A 6ª Área Integrada de Segurança (AIS-06), que compreende os dois municípios, contará com a redistribuição de 126 policiais militares e de 14 viaturas da Capital e de outros pontos do Grande Recife. Além disso, também haverá o emprego de mais 51 integrantes de unidades especializadas da PM, o que inclui o Batalhão de Radiopatrulha, a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), a Companhia Independente de Policiamento com Motos (CIPMoto), o Regimento de Polícia Montada, o 1º Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e a Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe).
Ainda de acordo com a PM, as ações terão o objetivo de coibir o tráfico de drogas e outros crimes que estejam relacionados ao aumento do número de assassinatos nos municípios, que, em 2014, registraram 355 das 3.434 ocorrências de todo o Estado. Os dados foram divulgados na reunião do Comitê Gestor do Pacto pela Vida, realizada no último dia 3. Pernambuco apresentou um aumento de 9,5% no quantitativo de homicídios em relação a 2013.
Comandantes
Nesta quarta-feira (14), ocorrerá a passagem dos cargos de chefias das unidades da Polícia Militar. O comandante do 6º Batalhão, responsável pelo policiamento nas áreas que receberão o reforço no efetivo, será o tenente-coronel Ricardo José Barbosa da Silva. Além desse, outros 27 cargos das diretorias da corporação terão novos titulares.
Da redação