Olimpíadas podem passar por aqui

A tradição dos Jogos Olímpicos é visivelmente sólida: salvo pontualíssimas exceções, o maior evento esportivo do planeta costuma ser disputado em apenas uma cidade, a cada quatro anos. A edição de 2016 será diferente. Apesar de o Rio de Janeiro ser a sede principal, as Olimpíadas também terão alguns de seus capítulos escritos em outros centros do país. E Pernambuco tem chances de participar da festa. Afinal, o Comitê Organizador escolherá algumas sub-sedes Brasil afora para a disputa de algumas modalidades. É aí que o Estado entra, além de também se colocar como candidato a abrigar delegações para a disputa dos jogos.

No próximo dia 2 de fevereiro, Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Governo de Pernambuco, deverá se reunir com o ministro do Esporte, George Hilton. No encontro, o secretário pretende lançar Pernambuco como um dos candidatos à sub-sede das Olimpíadas. E, segundo Carreras, o Estado tem credenciais de sobra para conseguir cavar seu espaço no evento. “Estamos localizados em uma região geograficamente privilegiada, em um lugar que facilita a chegada da Europa e das Américas do Norte e Central. Temos um parque hoteleiro com uma boa infra-estrutura, com mais de 15 mil leitos somente no Recife. Temos totais condições de ser sub-sede”, garante o secretário.

felipe-carreras“Também temos um clima parecido com o do Rio de Janeiro, principalmente entre os meses de julho e agosto, que é quando acontecerão as Olimpíadas”, completa Carreras. As praças esportivas também não deverão ser um empecilho para a candidatura pernambucana. Visto que, de acordo com o cronograma do Governo do Estado, as obras no Geraldão e no Centro Esportivo Santos Dumont estarão concluídas em tempo hábil. “Vamos ter equipamentos à disposição para as delegações. Tudo indica que o Geraldão e o Santos Dumont, que é uma das prioridades da gestão de Paulo Câmara (governador), ficarão prontos até o evento”, acrescenta.

O secretário também acredita que o Recife entra com boas chances de realizar algumas das partidas de futebol das Olimpíadas. Afinal, o Comitê Organizador sinalizou que o torneio acontecerá não só no Rio de Janeiro, mas em outras cidades, como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Mais outras duas devem ser selecionadas. Porto Alegre, Manaus e Fortaleza já se manifestaram. A exemplo das outras, a capital pernambucana promete entrar forte na disputa.

“Vamos nos reunir com Carlos Arthur Nuzman (presidente do Comitê Olímpico Brasileiro), vamos nos apresentar ao Comitê Organizador com a intenção de lançar Pernambuco como uma das sedes, não só no futebol, mas também para receber delegações”, assegura Carreras. “Fizemos uma Copa do Mundo dentro dos padrões, não tivemos problemas de mobilidade e isso, somado às nossas outras vantagens, pode fazer a diferença a favor da nossa candidatura”, avalia o secretário.

SAIBA MAIS

O diretor de operações do Comitê Organizador dos Jogos do Rio/2016, Marco Aurélio Vieira se reuniu na última sexta-feira com o governador do Amazonas, José Melo (Pros), e com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), para conversar a respeito da possibilidade de a Arena Amazônia receber partidas da próxima Olimpíada. Em entrevista coletiva, realizada após o encontro, Vieira garantiu que Manaus é uma das candidatas a sediar partidas de futebol dos Jogos Olímpicos.

Da redação do blog do edy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *