O Dia Nacional do Ciclista é comemorado no dia 19 de agosto. Essa data foi estipulada em memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos que foi uma vítima do trânsito brasileiro sendo atropelado em 2006.
A data atualmente além de ser uma comemoração alusiva aos ciclistas também é, com o contexto em que foi criado, um convite a todos a uma reflexão profunda das atitudes que cada um toma diariamente no trânsito, e diante disso uma marca para uma busca incessante para tornarmos o trânsito de nosso País mais seguro mediante nossas ações.
Na noite de quinta-feira 19 aqui na cidade de Ouricuri, o grupo de ciclistas Pedal Delas se reuniu para celebrar a data.
Para Cris Alencar o movimento de hoje é muito importante para nos e para Ouricuri pro que marca a data é clara e para lembra as pessoas que passaram a sua vida usando como meio de transporte a sua bicicleta.
Nós somos de grupos, somos atletas, mas queremos hoje homenagear Corrinha de Beguinha que vede leite e é um grande exemplo de mulher que formou duas filhas vendendo leite em uma bicicleta e mesmo as pessoas dizendo vende a bicicleta compra uma moto, e ela nunca deixou a sua bike. Ela para nós é um exemplo, disse Cris.
Jamile Matias também do Pedal delas comentou que os ciclistas não são respeitados no trânsito e estes são frágeis em comparação aos carros, pois estamos sempre numa disputa por espaço no trânsito.
Sabemos que cresce a cada dia o número de pessoas que usam sua bicicleta para vir ao trabalho e aqui em Ouricuri é uma realidade por que até para estacionar está mais difícil, então a bicicleta tem sido um transporte rápido e econômico.
Nós queremos respeito no transito e o direito de também ter nosso espaço garantido disse Jamile. Texto e Fotos: Edy Vieira.