A prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, organizou um encontro significativo nesta quarta-feira (11) para o grupo de gestantes ‘Mamães Dedicadas’. O evento, que contou com a participação de gestantes assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Cavalete e Alto da Boa Vista, teve como principal objetivo fortalecer a função protetiva das famílias e preparar as futuras mamães para a chegada dos bebês.
Uma das metas do encontro era ampliar a qualidade de vida dessas mulheres, por meio da troca de experiências e conhecimentos. A equipe do CRAS, especializada em assistência social, guiou as discussões, buscando esclarecer dúvidas e promover uma compreensão mais profunda sobre o processo gestacional e os cuidados na primeira infância.
Durante o evento, foram realizadas rodas de conversas, abordando temas essenciais para as gestantes. Entre os assuntos discutidos, destaque para a garantia dos direitos das mães, orientações sobre o processo de gestação, cuidados iniciais com os recém-nascidos, aspectos psicológicos da gravidez e a importância do planejamento familiar.
Em um momento de descontração e aprendizado, as futuras mamães também tiveram a oportunidade de participar de uma oficina prática, na qual confeccionaram capas para as cadernetas de vacinação dos bebês, item fundamental para o controle da saúde dos pequenos.Ao final do encontro, uma surpresa para as participantes: todas receberam o Auxílio Natalidade.
O kit, oferecido pela Prefeitura, é composto por itens essenciais, pensados especialmente para acolher o novo membro da família.O evento contou com a presença das secretárias de Desenvolvimento Social, Virna Braz, e saúde, Roberta Falcão, e do presidente da Câmara de Vereadores, Roseilton Oliveira.