Integrante do Sistema Grande Rio de Comunicação, a Rádio Voluntários da Pátria AM, além dos investimentos na compra de equipamentos tem mais um ponto a comemorar no processo de migração para FM.
Saiu nesta segunda-feira (07), a assinatura da nova outorga que autoriza a operação em frequência modulada e em breve a emissora marcará uma nova numeração nos rádios sintonizados na região do Araripe.
A cerimônia de assinatura da migração das emissoras AM para o FM ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) e contou com a presença do presidente Michel Temer e do ministro das Comunicações Gilberto Kassab.
O presidente da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco, Cléo Niceas, esteve em Brasília participando da solenidade e destaca a importância na aquisição de qualidade de transmissão do sinal e a comprovação do compromisso da Rádio Voluntários da Pátria e do Sistema Grande Rio com o desenvolvimento de Ouricuri e região do Araripe.
“O grupo Grande Rio sempre está na ponta no desenvolvimento da rádio difusão de Pernambuco e do Brasil, isso é importante para o ouvinte, do ponto de vista de mercado porque terá uma qualidade de produto igual ao que tem de melhor hoje em dia da FM, e só agrega valores para todo mundo. Ela traz novos investimentos, novas adequações na qualidade dos profissionais, e tudo isso reflete no desenvolvimento socioeconômico da região”, disse.
A solenidade também contou com representantes das emissoras do interior de Pernambuco, e com a integrante da diretoria do Sistema Grande Rio de Comunicação, Patrícia Coelho. “É uma mudança de qualidade imensa, uma conquista muito grande para essa era digital que estamos vivendo, a qualidade vai beneficiar todos os ouvintes. Fizemos a assinatura formal, com o Ministro Kassab, de cada emissora, tenho certeza que agora estaremos todos da GR no sistema FM, podendo levar qualidade igual a todos os nossos ouvintes de nossas emissoras de rádio”, ressaltou.
A diretora das Rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, Ana Amélia Lemos, frisa a importância da migração. “São três emissoras de rádio nesse primeiro lote, a emissora da Grande Rio está incluída nesta fase, assinamos o contrato aditivo da migração e agora estamos contando o prazo para fazer essa mudança. Fato muito importante para a nossa história porque o sistema AM tem várias limitações, com a mudança os rádios passam a ter uma melhor frequência, um áudio mais valorizado e passamos a atender todos os nossos ouvintes em uma só frequência, todos na frequência FM”.
Agora é contagem regressiva. Em breve a Grande Rio estará em fase de testes e em seguida passando para a nova fase da Voluntários apresentando um novo som, nova programação, uma nova cara, promoções, novidades e melhor qualidade para nossos ouvintes da região do Araripe.
Ana Amélia ratifica o compromisso e a seriedade do Sistema Grande Rio em levar entretenimento, música, informação e uma programação comprometida com os interesses da região. “Já adquirimos toda a parte de equipamentos, já temos a escolha do local e o projeto todo pronto, agora é só a fase da colocação da torre, que já temos todos os projetos aprovados e em breve, nos próximos 45 dias já vamos estar em funcionamento.
Pra gente é uma grande conquista, quando as quatro emissoras de rádio do Sistema passam a atuar como FM. Será um salto de qualidade”, acrescenta.
Outro ponto bastante comemorado pelo presidente da Asserpe foi a apreciação da Medida Provisória 742/16 que prevê a flexibilização do horário de veiculação da Voz do Brasil nas rádios em todo o país.
Após a aprovação pela Comissão Mista que analisou o assunto, o desafio agora é ser aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado. Diferentemente dos projetos de lei, que seguem um trâmite mais demorado, a MP 742 é pautada automaticamente, e está com votação marcada esta terça-feira (8).
Da Redação do Blog do Edy Vieira/Por: Mônia Ramos