O Tribunal de Contas do Estado realizou uma fiscalização nos 184 municípios pernambucanos para avaliar a execução do Programa Nacional de Imunização (PNI), que garante acesso gratuito do cidadão às vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. Os resultados foram apresentados nesta terça-feira (22) numa entrevista coletiva realizada no TCE.
Durante 40 dias, as equipes de auditoria do Departamento de Economia e Saúde e de Controle Externo Regional do TCE visitaram 1.662 unidades básicas de saúde em todos os municípios, observando itens como equipamentos, estrutura física, armazenamento de vacinas, e profissionais envolvidos.
Santa Cruz, no sertão do Araripe aparece no topo da lista com 92,81. A secretária de saúde do município Ryvalda Macedo, comemorou o resultado que segundo ela, só mostra o compromisso das equipes de saúde, que incansavelmente realizam a busca ativa de pessoas que não se vacinaram, as campanhas nas redes sociais e o planejamento da gestão municipal, que sempre se preocupou com a questão da imunização e o alcance das metas.