A pouco mais de um mês para a semana santa, intensificam-se os ensaios da Paixão de Cristo do São Francisco. Os ensaios acontecem no Ponto de Cultura Nação Coripós e no Centro Comunitário.
Em 1991, jovens do grupo Maria Auxiliadora da Pastoral da Juventude do Meio Popular, resolveram apresentar a história de Jesus para a comunidade. Com o passar do tempo, dezenas de pessoas foram se integrando, somando forças. Surgia então o espetáculo Paixão de Cristo em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco – PE.
Esse ano, em sua 18° edição, o projeto consegue superar as dificuldades com a força e união do grupo. Em cena cerca de 80 atores e 50 figurantes, dividem o palco com a emoção dos expectadores, que lotam o Centro Histórico e a orla da Mansanzeira, a cada apresentação, que é considerada uma das maiores manifestações artísticas, consagrada no calendário cultural do município.
O Projeto se insere num dos mais expressivos movimentos culturais pernambucanos: o Ciclo das Paixões. Denominada pela mídia da capital de “A Paixão do São Francisco” vez que se utiliza do “Velho Chico” como parte do seu cenário. Meio ambiente e religiosidade popular são temas que se integram para possibilitar a população boavistana acesso gratuito a espaços de arte e cultura.
O texto da apresentação é próprio, adaptando trechos dos evangelhos ao teatro de rua. O espetáculo também se destaca por, de modo singular, acontecer ao vivo, sem dublagem.
A montagem recebe o apoio da Prefeitura e também do Governo do Estado, do Ponto de Cultura Nação Coripós, além da colaboração da comunidade e de seus participantes. Este ano, inovações nos efeitos especiais e inclusão de novas cenas devem encantar ainda mais os expectadores.
Serviço:
Apresentação do Espetáculo Teatral Paixão de Cristo do São Francisco