Seis presos foram mortos durante rebelião na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, informou o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Um deles foi decapitado, confirmou o gestor. A confusão teve início na tarde do último sábado (23), contudo a situação foi controlada na mesma noite. Já as visitas agendadas para este domingo (24) foram remarcadas para a próxima quarta-feira (27).
De acordo com nota da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), ao menos 11 pessoas ficaram feridas na rebelião. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional do Agreste, no município. Três deles já retornaram à unidade prisional. O estado de saúde dos demais não foi informado.
Conforme a Seres, durante a ação, estiveram na unidade o Grupo de Operações e Segurança (GOS/Seres), efetivos das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Um inquérito será aberto para apurar as mortes.
“Foi um caos”, resumiu o presidente do sindicato dos agentes e servidores do Sistema Penitenciário do estado de Pernambuco (Sindasp-PE), João Carvalho. Ele está desde o sábado (23) acompanhando a rebelião no Juiz Plácido de Souza, de Caruaru, no agreste do Estado. O número de feridos apurados pelo Sindasp-PE, no entanto, é maior. Segundo Carvalho, além dos seis mortos, 15 presos ficaram feridos.
Da Redação do Blog do Edy Vieira/Folha PE