Sob vaias, o presidente interino brasileiro, Michel Temer, declara abertos os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Temer enfrentou uma sonora vaia ao declarar oficialmente abertos os Jogos Olímpicos do Rio, nos momentos finais da cerimônia de abertura, no Maracanã. “Depois desse maravilhoso espetáculo, declaro abertos os Jogos da 31ª Olimpíada”, anunciou Temer no microfone, antes de ser copiosamente vaiado.
As delegações nacionais que participam dos Jogos Olímpicos se apresentaram no Maracanã, emocionando os 70.000 espectadores que lotaram o tempo do futebol, com destaques para a delegação brasileira, que desfilou por último, e para o time de refugiados.
s atletas do Brasil foram liderados pela porta-bandeira Yane Marques, medalhista de bronze do pentatlo moderno nos Jogos de Londres-2012 e segunda mulher da história à frente da delegação, depois de Sandra Pires, em Sydney-2000.
Depois de quase duas horas de desfiles com reações diversas do público, a entrada dos anfitriões foi muito festejada.
Antes mesmo do locutor anunciar o nome do país, a ‘torcida’ já gritava “Brasil, Brasil!”
Os atletas entraram pulando e dançando, ao som do clássico “Aquarela do Brasil”, quase um segundo hino nacional.
Yane Marques se apresentou como uma porta-bandeira de escola de samba, rodopiando e desfilando.
Mesmo depois do fim da música, o público ainda cantava: “ê, eo, eo Brasil!
Depois de um espetáculo que apresentou a história do país ao exaltar a diversidade, com projeções no gramado e apresentações musicais que levantaram o público, a primeira delegação a desfilar foi a Grécia, berço do olimpismo.
Da Redação do Blog do Edy Vieira/Folha PE