As compras do comércio eletrônico no período de Natal renderam R$ 5,9 bilhões, o que corresponde a um crescimento de 37% em relação ao verificado no mesmo período do ano passado, de acordo com a E-bit, empresa especializada em informações sobre o setor, que apurou os dados referentes a pedidos realizados de 15 de novembro a 24 de dezembro de 2014, incluindo, portanto, o período promocional relacionado à Black Friday.
Conforme a empresa, o resultado superou a expectativa inicial, que previa R$ 5,2 bilhões em vendas para a data. No total, foram feitos 15,2 milhões de encomendas, com um tíquete médio de R$ 388,00.
A E-bit considerou que o grande incentivador do aumento de vendas foi a Black Friday, no dia 28 de novembro, que representou 20% de todo este faturamento, sendo que os cinco dias de promoção (27/11 a 01/12 – véspera da Black Friday até a Cyber Monday) foram responsáveis por 36% do total. Somente neste período, o tíquete médio foi de R$ 451,00, e no dia 28 foi ainda mais alto, R$ 522,00.
A entrada de novos consumidores também foi apontada como fator que continua colaborando para o crescimento do comércio eletrônico no País. Segundo a empresa, no Natal deste ano, estes novos consumidores representaram 1,5 milhão de pessoas.
“Em momento de instabilidade econômica como foi este final de ano, os consumidores intensificam as compras pela Internet, pois isso pode representar ainda mais economia e conveniência em efetuar boas compras”, disse o diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti, em nota.
As categorias com maior quantidade de pedidos foram Moda e Acessórios, Cosméticos, Perfumaria e Saúde, Eletrodomésticos, Telefonia e Celulares e Informática.
A E-bit também apontou crescimento das compras realizadas por aparelhos móveis. Em faturamento, a expansão foi de 82%, passando de 4,8% do faturamento total para 8,8%. Em número de pedidos, o crescimento foi de 96%, também alcançando 8,8% do total.
Da redação do blog do edy.com.br