Por meio de nota, Secretaria Municipal de Saúde de Exu nega caso de suspeita de H1N1 na cidade

Circulou nos últimos dias nas redes sociais a informação do caso de uma mulher, de nome não informado, que estava com suspeita de infecção pelo vírus H1N1, na cidade de Exu PE, a população ficou amedrontada com esta informação, inclusive a direção da escola estadual Barão de Exu, orientou os alunos que estavam gripados a não frequentarem as aulas até segunda ordem.

A secretaria de saúde do município divulgou uma nota de esclarecimento:

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que NÃO PROCEDE a informação quanto a um possível surto da gripe H1N1 (Vírus influenza H1N1) na Cidade de Exu, PE, não havendo até o momento nenhum caso confirmado.

Pedimos ainda a compreensão da população no sentido de não propagar esse tipo de informação, pois não passa de um boato causador de transtorno.

Procuramos a secretária de saúde do município de Exu, Luciana Maria Ulisses Saraiva, mas a mesma não quis se pronunciar sobre o assunto.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou três casos de morte causado pelo o vírus da gripe H1N1 em Pernambuco em 2018, até o momento.

Um exame constatou a presença da influenza em uma idosa de 74 anos, que morreu em 17 de abril, mesmo dia em que ela teve notificada a síndrome respiratória aguda grave (Srag). A mulher morava em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e faleceu no Hospital Jaboatão Prazeres. Segundo a SES, ela tinha comorbidade, que é a existência conjunta da doença com um quadro clínico que pode agravá-la. No caso da paciente, ela também tinha diabetes. Por isso, continua a investigação sobre se foi o vírus da gripe H1N1 que provocou a morte da idosa.

No dia 26 de abril, foi confirmada a morte de um homem de 45 anos que também tinha o vírus H1N1, ele estava internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, na região central do Recife. O homem, que teve a síndrome respiratória aguda grave notificada no dia 16 de abril, faleceu no dia 24 de abril.

Um exame também constatou a presença da influenza em um homem de 41 anos, que morreu em Palmares, na Zona da Mata Sul do estado, no dia 2 de abril.

Ele morava em Barreiros, também na Zona da Mata Sul de Pernambuco, mas morreu no Hospital Regional de Palmares. Ele foi internado em 13 de março, mesmo dia em que teve notificada a síndrome respiratória aguda grave (Srag).

No período entre janeiro de 2018 e o dia 28 de abril deste ano, a SES contabilizou, além das três mortes, 452 casos de síndrome respiratória aguda grave, com 14 resultados positivos para influenza A (H1N1) e dez para influenza A (H3N2).

Da Redação do Blog do Edy Vieira/Por: Fábio Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *