Santa Cruz, Santa Filomena e Ouricuri iniciam terceira rodada de orientações sobre os Planos Municipais de Educação

O município de Santa Cruz sediou nessa quarta-feira (15) o encontro que deu início à terceira rodada de orientações técnicas para a construção dos planos municipais de educação das cidades do Sertão do Araripe Pernambucano. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Educação e contou com a presença da professora Vilma Bezerra, representando o MEC e a UNDIME, a qual está designada para fornecer as orientações técnicas e realizar o acompanhamento da construção ou adequação dos planos nas cidades da região.

Além da secretária de educação de Santa Cruz, Graça Meneses, estiveram presentes a secretária de educação do município de Santa Filomena, Noélia Rodrigues, e membros das referidas secretarias e de outros órgãos e departamentos, os quais compõem as equipes técnicas indicadas pelas prefeituras para construção e/ou adequação dos planos em seus respectivos municípios.

Com o advento da aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2014), por meio da Lei nº 10.005, de 24 de junho de 2014, os municípios terão que construir os seus respectivos planos municipais de educação até o prazo máximo de um ano a partir da vigência do PNE, ou seja, até o dia 24 de junho do corrente ano, um prazo que tem deixado as secretarias de educação inquietas e correndo contra o tempo para criar ou adequar seus planos sob a ótica do novo PNE.

Os municípios devem elaborar um diagnóstico da educação local e propor as metas que desejam alcançar durante a vigência dos seus planos decenais, com as devidas estratégias. Após o diagnóstico, o documento base deve ser levado para o campo do debate com a sociedade e, depois de sua aprovação, tramitar nas câmaras de vereadores até a aprovação do projeto de lei e a sanção dos prefeitos.

Os encontros seguem quinta-feira (16), atendendo a cidades de Bodocó, Exu e Granito e dia 17 com os municípios de Trindade, Ipubi e Araripina.

Da redação do blog do edy.com.br/Fonte: Humberto Lacerda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *